Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de junho de 2012

ORIENTAÇÕES TEXTUAIS


QUALIDADES DE UM TEXTO


Um texto acadêmico deve obedecer a certas regras para que seja bem avaliado. A primeira regra básica é a que mais assusta quem não está acostumado a este tipo de situação. Estamos falando da CONCISÃO.
Ser conciso é, simplesmente, ir direto ao assunto, sem rodeios.
Digo que esta regra é a que mais amedronta os estudantes porque muitos perguntam: como ser conciso se preciso escrever um texto de 30, 40 ou até mais páginas? A resposta é muito simples e o aluno irá entender à medida que for escrevendo. O que acontece é que, quando se escolhe o TEMA, tudo que o envolve é MUITO para ser colocado em tão poucas páginas. Em inúmeros casos, o aluno precisa voltar ao texto já escrito e tentar eliminar o que for possível para que possa continuar suas pesquisas.
A concisão leva a outra regra muito importante: a CLAREZA.
Escrever com clareza é fazer com que seu texto seja compreendido com facilidade pelo leitor. Uma dica para que isso aconteça é não escrever parágrafos muito longos ou usar palavras de cujo significado não se tenha certeza.
Utilizar, sempre, a norma culta e obedecer aos princípios gramaticais da Língua Portuguesa é outra regra fundamental para a prática de uma boa escrita. Alguns autores reconhecem esta prática como a da ELEGÂNCIA.
Obedecendo a regras básicas, como estas, é possível escrever um bom texto. Sem que se esqueça, claro, da COERÊNCIA naquilo que for passado para o papel.

 FONTE

http://www.dzai.com.br/tekamg22/blog/dicasacademicasporalinemelo?tv_pos_id=70714

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRE - PROJETO REVISTA ELETRONICA