QUALIDADES DE UM TEXTO
Um  texto acadêmico deve obedecer a certas regras para que seja bem  avaliado. A primeira regra básica é a que mais assusta quem não está  acostumado a este tipo de situação. Estamos falando da CONCISÃO.
Ser conciso é, simplesmente, ir direto ao assunto, sem rodeios. 
Digo  que esta regra é a que mais amedronta os estudantes porque muitos  perguntam: como ser conciso se preciso escrever um texto de 30, 40 ou  até mais páginas? A resposta é muito simples e o aluno irá entender à  medida que for escrevendo. O que acontece é que, quando se escolhe o  TEMA, tudo que o envolve é MUITO para ser colocado em tão poucas  páginas. Em inúmeros casos, o aluno precisa voltar ao texto já escrito e  tentar eliminar o que for possível para que possa continuar suas  pesquisas.
A concisão leva a outra regra muito importante: a CLAREZA. 
Escrever  com clareza é fazer com que seu texto seja compreendido com facilidade  pelo leitor. Uma dica para que isso aconteça é não escrever parágrafos  muito longos ou usar palavras de cujo significado não se tenha certeza. 
Utilizar,  sempre, a norma culta e obedecer aos princípios gramaticais da Língua  Portuguesa é outra regra fundamental para a prática de uma boa escrita.  Alguns autores reconhecem esta prática como a da ELEGÂNCIA.
Obedecendo  a regras básicas, como estas, é possível escrever um bom texto. Sem que  se esqueça, claro, da COERÊNCIA naquilo que for passado para o papel. 
Nenhum comentário:
Postar um comentário