Pesquisar este blog

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

QUEM MATOU JESUS?



SEMINÁRIO TEOLÓGICO DO BETEL BRASILEIRO E AÇÃO EVANGÉLICA
DISCIPLINA: VIDA DE CRISTO
PROFESSOR: GILDELÂNIO



JOICE DE ARAÚJO AGUIAR BARBOSA





DOCUMENTÁRIO: QUEM MATOU JESUS?





  
CAMPINA GRANDE
2012
O documentário aborda o clima político, os personagens e os acontecimentos que cercaram a execução de Jesus. Os especialistas examinam os motivos e os métodos de Caifás, Pilatos, dos sacerdotes dos templos  que exigiam a morte de Jesus. As atitudes de Jesus em seus primeiros dias na cidade não foi exatamente pacífica. numa visita ao Templo de Jerusalém, Ele expulsa furiosamente os vendedores de animais e comerciantes instalados nos arredores. "Não façam da casa de meu Pai um mercado! Ele pregava uma sociedade igualitária, baseada na ajuda mútua e na distribuição de bens, a lambança orçamentária do Templo simbolizava tudo o que o nazareno sempre combateu. Eles o prendem e acusam de ter dito que destruiria o templo falsamente. Caso fosse executado, o agitador seria mais um a servir de exemplo de que não se deve mexer com essa elite.  Ao aceitar a determinação para executar Jesus, os romanos só estavam mantendo a estabilidade do Império. Devido aos fatos, os indícios históricos sugerem que havia três suspeitos principais:

Caifás, o sumo sacerdote durante o ministério terrestre de Jesus. Era líder de um complô para eliminar Jesus. Profetizou que Ele morreria em breve pela nação, e empenhou-se de todo o coração neste sentido. No julgamento de Jesus perante o Sinédrio, Caifás rasgou a roupa e disse: "Ele blasfemou!", referindo-se ao fato de Jesus reivindicar a dignidade divina.
Pilatos,  um líder romano, era também responsável pela segurança do império. Ocorriam constantes rebeliões, que desgastavam a tropa. Roma, representada por Pilatos, na região da Judéia, governava em conluio com as elites locais. A condenação de Jesus foi uma farsa perpetrada com o objetivo de acobertar os atos imorais que vinham sendo praticados pela elite judaica (sacerdotes liderados por Caifás, escribas e anciãos). Jesus sendo acusado de blasfêmia por se declarar Filho de Deus é enviado a Pilatos, com a recomendação de que fosse executado. Pilatos não vê por que matar um homem que parece inocente. Oferece um criminoso, Barrabás, para ser crucificado em seu lugar, mas não adianta: implacável, o povo pede que soltem o bandido. Pilatos sai de mãos limpas. E Jesus recebe a crucificação.

Não descartando o terceiro suspeito: Jesus. A possibilidade de que ele acabasse morto após mostrar o que pensava em pleno Templo de Jerusalém era real. Jesus sabia que suas atitudes eram perigosas. Em Marcos, ele é um messias indeciso, que se atira no chão pedindo "Pai, afasta de mim esse cálice! [o sofrimento]" enquanto espera pelos soldados que, sabia ele, Judas traria para capturá-lo. Mas em João ele está por cima: acalma seus discípulos e aguarda a prisão com uma serenidade mais divina que humana.
O documentário narra de forma clara os fatos que seguem o trajeto de Jesus aqui na terra, como a execução do Messias. Mas discordo no ponto que se trata de suspeitos que mataram Jesus, visto que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Deus entregou o seu filho por amor a nós, como vemos em João 3.16.  O próprio Cristo entregou sua vida de forma voluntária, provando o amor de Deus para conosco, sendo nós ainda pecadores.

  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

QUEM MATOU JESUS?  Documentário BBC Discovery Channel – Dublado. Postado por Artur Eduardo. 25 de Dezembro de 2009. Disponível em: 

QUEM MATOU JESUS?  Blogspot. Disponível em:

QUEM MATOU JESUS?  Disponível em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PRE - PROJETO REVISTA ELETRONICA