Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de julho de 2012

TURMA 2012

ALUNOS DA DISCIPLINA VIDA DE CRISTO
PROFESSOR GILDELANIO
PERIODO 2012.1




FOTO 2






A GRAÇA


Seminário Teológico do Betel Brasileiro e Ação Evangélica
Curso: Superior emTeologia
Semestre: 2012.1
Disciplina: Análise de Romanos
Professor: Gildelânio da Silva
Aluna: Umbelina Rodrigues de Sousa

 
LEI E GRAÇA: OPOSTOS ENTRE SI?

1. INTRODUÇÃO

Sempre que se pede para alguém definir a relação entrea lei e a graça, quase que involuntariamente,a resposta tem sido a seguinte: Lei é do Antigo Testamento eGraça é doNovo Testamento. Essa atitude tem sido uma prática muito comum ainda hoje. Com base nesse pensamento, muitos se perguntam: Estamos vivendo sob a lei ou sob a graça?
Esse questionamento denota um entendimento equívoco das verdades bíblicas acerca desse assunto, que se dá devido a estudos realizados de forma apressada e sem profundidade.Uma leitura isolada, fora do contexto, de textos bíblicosque tratam do assunto em pauta certamente levará o leitor a entender lei e graça como conceitos opostos entre si.
A falta de conhecimento leva-nos muitas vezes a defender heresias; uma delas, referente ao assunto em questão, é oantinomismo - a negação da lei em função da graça. Nessa visão, a lei não exerce nenhuma influência sobre o cristão, o seu coração torna-se o seu guia e a lei é dispensável. O oposto dessa posição é oneonomismo-a disposição de ressaltar a lei em detrimento da graça, também muito conhecida como legalismo.Aqui, oobjetivo da obediência é agradar a Deus paraconseguir mérito diante d’Ele e não um fruto da sua graça e do seu amor em nossas vidas. Contra essa ideia lutou a Reforma Protestanteenfatizandoa sola gratia, um dos cinco pilares nadefesa ao Cristianismo.

Livro de Ramanos



Seminário Teológico do Betel Brasileiro e Ação Evangélica
Curso: Superior emTeologia
Semestre: 2012.1
Disciplina: Análise de Romanos
Professor: Gildelânio da Silva
Aluna: Umbelina Rodrigues de Sousa
 


FICHAMENTO DO COMENTÁRIO BÍBLICO DO LIVRO DE ROMANOS
(COMENTÁRIO BÍBLICO VIDA NOVA)

Segundo Douglas J. Moo, autor deste Comentário Bíblico a Carta de Paulo aos Romanos é um dos mais importantes documentos teológicos já inscritos, a sua influencia foi enorme, visto que a mesma moldou o ensino de Agostinho, Calvino, Lutero, Wesley, dentre outros. Algumas circunstâncias em que a carta foi escrita são apresentadas pelo autor do comentário.
Quanto às circunstancias do autor da carta, o mesmo dá alguns detalhes: ele está a caminho de Jerusalém e de lá pretende viajar à Espanha para iniciar uma nova obra evangelística no local, mas antes pretende fazer uma escala em Roma de acordo com a narrativa de Lucas em Atos. Paulo escreveu Romanos no final da sua terceira viagem missionária, provavelmente durante uma estadia de três meses na Grécia (At 20.3-6) e Paulo passou maior parte desse tempo em Corinto (2Co 13.1,10).
Quanto a Igreja de Roma provavelmente peregrino vindos de Roma, que se converteram com a pregação de Pedro no dia de Pentecostes, tenham sido os que levaram o Evangelho a grande população judaica da Capital (At 2.10). O historiador Suetônio observa que o imperador romano Claudio expulsou os judeus de Roma, com essa expulsão, os gentios, que eram a minoria dos fiéis, agora eram os únicos cristãos na cidade, assim quando Paulo escreveu a carta, os gentios que agora era maioria, é quem davam o tom tanto na liderança quanto na teologia.

PRE - PROJETO REVISTA ELETRONICA